O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas do trato digestório incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Os órgãos digestório acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os outros órgãos digestórios acessórios, nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento.
Crianças têm 20 dentes decíduos (primários ou de leite). Adultos normalmente possuem 32 dentes secundários.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEheF2J_jvpDu35ZeyMsaYKNi9xrTwwwPqb8DL-FQoSbfGQp6AsvIYRayQUpHrSNxM1272R6pcxwZZIT2gY5DHBF-05DWUzVcqYsOsfU55FZJIWgjP9TBn2jUS7rO6dkQnzPIXitNGNfYYzm/s320/FARINGE.png)
A faringe é um tubo que se estende da boca até o esôfago. A faringe apresenta suas paredes muito espessas devido ao volume dos músculos que a revestem externamente, por dentro, o órgão é forrado pela mucosa faríngea, um epitélio liso, que facilita a rápida passagem do alimento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXWB3YewLeE5pjuImvLbnrE2m4x0g112FEq89hvVNWqI4hFgBvgBtRdf0_c519Z6vKIaVVXiQXYQe3014hm1FusZWzmZ2H6654RWc66W7Gov6yALOaab45GXO5IqI3ESxs78GWmvq1IPep/s320/ESOFAGO.png)
ESÔFAGO
O esôfago é um tubo fibro-músculo-mucoso que se estende entre a faringe e o estômago. Se localiza posteriomente à traquéia começando na altura da 7ª vértebra cervical. Perfura o diafragma pela abertura chamada hiato esofágico e termina na parte superior do estômago. Mede cerca de 25 centímetros de comprimento.
A principal parte da digestão ocorre no intestino delgado, que se estende do piloro até a junção iliocólica (ileocecal), que se reúne com o intestino grosso. O intestino delgado é um órgão
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWnS2XN3jfP-8cgPmcI-GKiOPN9hYYeU3oTGjBSAKl16z3nbKaltjVRh8lCqVIPZSl-x5B8wE48DEFBnu__jg67CYhyrlwplEI_j0H-n3dbp7PboiU64fklUnlgfgv4iuvnML6rZtVZbZt/s320/INTESDELGADO.png)
O intestino delgado retirado numa é de cerca de 7 metros de comprimento, podendo variar entre 5 e 8 metros (o comprimento de intestino delgado e grosso em conjunto após a morte é de 9 metros).
Duodeno: é a primeira porção do intestino delgado. Recebe este nome por ter seu comprimento aproximedamente igual à largura de doze dedos (25 centímetros). É a única porção do intestino delgado que é fixa. Não possui mesentério. Apresenta 4 partes:
Jejuno: é a parte do intestino delgado que faz continuação ao duodeno, recebe este nome porque sempre que é aberto se apresenta vazio. É mais largo (aproximadamente 4 centímetros), sua parede é mais espessa, mais vascular e de cor mais forte que o íleo.
Íleo: é o último segmento do intestino delgado que faz continuação ao jejuno. Recebe este nome por relação com osso ilíaco. É mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.Distalmente, o íleo desemboca no intestino grosso num orifício que recebe o nome de óstio ileocecal.
O intestino grosso pode ser comparado com uma ferradura, aberta para baixo, mede cerca de 6,5 centímetros de diâmetro e 1,5 metros de
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSrRhMtqi6-TCfvH6gQ_3hqwZ1WaWLgwbTX2gZVWox3bPozn7nG-l_5ys9xtLNb_h7vJum45JNFaJm4tjHwVJcjf6MESbbCxIBRFnozoVej8tleONcobzEc8iY8yKfgAkb42cjM-14tE0U/s320/INTESGROSSO.png)
O intestino grosso absorve a água com tanta rapidez que, em cerca de 14 horas, o material alimentar toma a consistência típica do bolo fecal.
O intestino grosso apresenta algumas diferenças em relação ao intestino delgado: o calíbre, as tênias, os haustros e os apêndices epiplóicos.
O intestino grosso é mais calibroso que o intestino delgado, por isso recebe o nome de intestino grosso. A calibre vai gradativamente afinando conforme vai chegando no canal anal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZVN1Pkc7zJZzNcG-IDhhkmc8SyNI-vBolwuga-oJlAHlahkt6hUXaW4B0PHts1GX0LilY1KGUSc3Ov6o-pu0s_9UTpJF-Og22i6bYyK9Z0RPBfM1COoH1ved4-XOSodbioAaEFG9rj-4W/s320/COLOS.png)
Colo Transverso – é a parte mais larga e mais móvel do intestino grosso. Ele cruza o abdome a partir da flexura direita do colo até a flexura esquerda do colo, onde curva-se inferiormente para tornar-se colo descendente. A flexura esquerda do colo (flexura esplênica), normalmente mais superior, mais aguda e menos móvel do que a flexura direita do colo.
Colo Descendente – passa retroperitonealmente a partir da flexura esquerda do colo para a fossa ilíaca esquerda, onde ele é contínuo com o colo sigmóide. Colo Sigmóide – é caracterizado pela sua alça em forma de “S”, de comprimento variável. O colo sigmóide une o colo descendente ao reto. A terminação das tênias do colo, aproximadamente a 15cm do ânus, indica a junção reto-sigmóide.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxsgA-ZCvH3gSRKTmiwwRmgrq7RGcD5idn3EJk2fnrAvy-dP4-zVaOpFCRo8pQI7uQ78XpG_YeXLXFP_S1NtSNPkGl1kam9iQ-zWyopwGyvEqLUYbOOA9VDcQ9iT4k9DvZ4WFXh8CmbRJa/s320/RETO.png)
O reto recebe este nome por ser quase retilíneo. Este segmento do intestino grosso termina ao perfurar o diafragma da pelve (músculos levantadores do ânus) passando a se chamar de canal anal.
O canal anal apesar de bastante curto (3 centímetros de comprimento) é importante por apresentar algumas formações essenciais para o funcionamento intestinal, das quais citamos os esfincteres anais.
O esfíncter anal interno é o mais profundo, e resulta de um espessamento de fibras musculares lisas circulares, sendo conseqüentemente involuntário. O esfíncter anal externo é constituído por fibras musculares estriadas que se dispõem circularmente em torno do esfíncter anal interno, sendo este voluntário. Ambos os esfíncteres devem relaxar antes que a defecação possa ocorrer.
0 comentários:
Postar um comentário