DOENÇAS DO SISTEMA DIGESTÓRIO

DOENÇA DO ESÔFAGO
Hérnia de hiatoHérnia de hiato é a protrusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal. Existe um músculo (músculo do esfíncter esofágico inferior) que se abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago e, então, se fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago. Qualquer alteração nesse mecanismo pode provocar o refluxo gastroesofágico e, conseqüentemente, azia, o sintoma mais comum da hérnia de hiato. Incidência A hérnia de hiato ocorre especialmente em pessoas mais velhas, obesas e em mulheres multíparas. http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=37

DOENÇA DO ESTÔMAGO
GastriteGastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. É provocada por diferentes fatores: • A bactéria Helicobacter pylorii foi encontrada no estômago de pacientes com gastrite ou úlcera. Não se sabe se a bactéria é responsável pelo aparecimento de gastrite ou úlcera, ou se ela encontra nos pacientes com essas doenças ambiente ideal para seu desenvolvimento; • Uso prolongado de ácido acetilsalicílico e de antiinflamatórios; • Consumo de bebidas alcoólicas; • Gastrite auto-imune, quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo. http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=130

DOENÇA DO PÂNCREAS
- Pancreatite aguda: pode ser causada pela migração deformação de pequenos cálculos biliares que obstruem a porção terminal do colédoco, interrompendo o fluxo das secreções pancreáticas. Essa obstrução provoca processo inflamatório intenso e aumento da glândula por causa do edema, ou seja, do acúmulo de líquido em seu interior. O álcool é causa freqüente de pancreatites agudas; - Pancreatite crônica: o álcool ingerido em grandes quantidades e por tempo prolongado determina alterações no parênquima pancreático, caracterizadas por fibrose e endurecimento, com conseqüente atrofia do pâncreas. Além disso, o principal duto pancreático (canal de Wirsung), que mede menos de meio centímetro de diâmetro, fica muito dilatado por causa do depósito de cálculos formados principalmente por cálcio em seu interior. Doente com pancreatite crônica pode ter surtos de pancreatite aguda.Sintomas- Pancreatite aguda: dor abdominal intensa, quase sempre de início abrupto, na região superior do abdômen, que se irradia em faixa para as costas. Náuseas, vômitos e icterícia são outros sintomas possíveis; - Pancreatite crônica: dor, diarréia e diabetes, porque o pâncreas vai perdendo suas funções exócrinas e endócrinas. A dor aparece nas fases de agudização da doença e tem as mesmas características daquela provocada pela pancreatite aguda.
http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=133guda.

DOENÇA DE CROHN Doença de intestino grosso e delgado
O conjunto das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) abrange a Doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU). A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus. Na maioria dos casos de Doença de Crohn, no entanto, há inflamação do intestino delgado; o intestino grosso pode estar envolvido, junto ou separadamente.
Sintomas: Os sintomas mais freqüentes são diarréia e dor abdominal em cólica com náuseas e vômitos acompanhados de febre moderada, sensação de distensão abdominal piorada com as refeições, perda de peso, mal-estar geral e cansaço. Pode haver eliminação, junto com as fezes, de sangue, muco ou pus.

DIVERTICULOSE
Diverticulose é a presença de pequenas bolsas que se projetam para fora da parede intestinal , 85% dos divertículos localizam-se no cólon sigmóide . A diverticulite é a inflamação de um divertículo. Quanto maior o tempo de evolução e quanto mais extensa a área com divertículos, maior é o risco dessa complicação. A diverticulite manifesta-se por dor forte na parte inferior esquerda do abdome, acompanhada de febre e, geralmente, constipação. Podem estar associados também náusea, vômito e diarréia com muco, pus ou sangue e peritonite (inflamação de todo o abdome).
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?146

HEMORRÓIDAS
Hemorróidas são veias ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam. Podem ser externas ou internas. Quando externas, assemelham-se às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos. Causas 1)Obstipação, vulgarmente conhecida como prisão de ventre; 3)Obesidade: o excesso de peso também aumenta a pressão nas veias abdominais; 6)Dieta pobre em fibras e pequena ingestão de líquidos; 7)Sexo anal: pode produzir fissuras numa região muito vascularizada etc..
http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=28

CIRROSE
Doença crônica caracterizada pela destruição das células hepáticas e sua substituição por tecido cicatricial. Esses danos são irreversíveis e, se a causa da doença não for tratada a tempo, o processo leva à falência total do fígado e à morte. A cirrose ocorre mais freqüentemente em alcoólatras, especialmente se sua dieta é pobre. O álcool lesa diretamente a célula hepática, alterando seu metabolismo e provocando sua morte. A cirrose pode ser também decorrente de uma insuficiência cardíaca ou uma hepatite.


DOENÇAS DA VESICULA BILIAR – COLELITÍASE E COLECISTITE
Fisiopatologia
Colelitíase é a formação de cálculos dentro da vesícula biliar. Tais cálculos são compostos geralmente de colesterol, cálcio, bilirrubina e sais inorgânicos. Eles podem obstruir a passagem da bile gerando a cólica da vesícula biliar.
Colecistite é a inflamação da vesícula biliar. A presença de gordura no intestino delgado estimula a vesícula a se contrair, liberando a bile. Quando existem cálculos ou inflamação esta contração se torna dolorosa.
http://br.geocities.com/enfermagemweb/doencas_da_vesicula_biliar.htm

CONSTIPAÇÃO
Fisiopatologia
À medida que a matéria fecal se movimenta pelo intestino grosso até o reto, a água é absorvida e as fezes tornam-se mais sólidas. Quanto mais tempo as fezer permanecem no cólon e reto, tanto mais água é retirada e mais duras se tornam as fezes. http://br.geocities.com/enfermagemweb/constipacao.htm

0 comentários: